Criar uma Loja Virtual Grátis



Partilhe esta Página

Este site se designa para perguntas, duvidas e debates sobre textos Bíblicos e Teologia. Através de pesquisas em manuscritos antigos, artigos de valor, e escritores antigos e recentes, discutiremos sobre esse livro maravilhoso chamado Bíblia. Muitos não sabem, mas este best-seller contém mais dúvidas do qualquer outro livro já escrito. Por isso, eu, como Teólogo Historicista, vou discutir neste site dúvidas de qualquer área Bíblica, e responder perguntas ao meu alcance, de qualquer passagem, ilustrando com fatos e bases. ***Obs.: o Bíblia Dinâmica não propaga religião, nem faz propaganda de denominações***


O Destino de Caim
O Destino de Caim

GÊNESIS 4; 15 : O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Eis um versículo que gera muitas dúvidas até hoje, qual foi a marca que Deus pôs em Caim?

Muitas opiniões preconceituosas são levantadas através dos séculos, pessoas e religiões no mundo dizem que Deus escureceu sua pele e o fez o primeiro homem negro, dando assim origem ao povo africano, que sofreu na escravidão por causa desta teoria; outros dizem que ele se tornou como um asiático, (olhos puxados), pois a Bíblia diz que ele partiu para banda do oriente; entre outras idéias. Mas como não podia se evitar, também houve e ainda há pessoas que alimentam teorias ainda mais fantasiosas, como um Caim anão, outro gigante, talvez até mal cheiroso.

Mas o que vamos observar aqui alguns pontos que levaram essas teorias tão inusitadas. O primeiro Homicídio. Todos sabemos que Caim matou seu irmão mais novo Abel (o 1° Herói da Fé), e que fez isso por inveja, já que Deus se atentava mais para a oferta de seu irmão do que para a dele. Caim lavrava a terra, e Abel era pastor de ovelhas. Trabalhos que ambos faziam por necessidade e dom. Quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, Deus falou a eles da seguinte maneira: E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos á voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti, com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás da erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Através desta maldição, a família de Adão teve que arregaçar as mangas e trabalhar na terra, para poder sobreviver, pois até então viviam dos frutos e alimentos que se encontravam facilmente no Jardim do Éden, trabalho esse que não seria tão fácil, pois a terra não seria tão fértil como se esperava. Por isso, por mais que Caim era um bom agricultor, suas ofertas de primícias á Deus não eram tão boas, além do que, Caim oferecia á Deus do fruto da terra que o próprio Deus amaldiçoou, por tanto do fruto da própria maldição. Observamos na Bíblia que a descendência de Caim, não houve mais ninguem que arou a terra, todos tinham suas profissões para sobreviver, cujo lucro não era tirado da terra.

Ex: Caim (Agricultor) -> Enoque (Engenheiro/Construtor) -> Irade -> Meujael -> Metusael -> Lameque -> Jabal (Fazia tendas e criava gado), Jubal (Inventava instrumentos musicais/Musico) e Tubalcaim (Ferreiro e Artesão)

A marca Entendemos neste tópico dois pontos: Primeiro, a marca que Deus colocou em Caim, foi para mostrar ao resto do mundo não o ferisse e não o matasse; e segundo, uma marca que morreu com ele, pois seus descendentes não herdaram a marca hereditariamente. No primeiro ponto, imaginamos uma marca que fazia com que ninguem o tentasse matar ou ferir, como algo amedrontador, que poderia reforçar a teoria de que ele se fez um gigante na terra, ou as teorias de mudança de aparência ou odor que o tornasse excluído e insuportável de se aproximar. (com exceção de sua esposa e filhos) No segundo ponto, enterramos todas as teorias, pois entendemos que a marca era somente em Caim, pois seu “corpo fechado” impedia que as pessoas se matassem, porem vemos no versículo 23 do capitulo 4 de GÊNESIS, que seu tatataraneto Lameque matou “um homem por lhe ferir, e um jovem por me pisar”.

Obs.: Se a marca de Caim fosse hereditária, Lameque não teria cometido esses crimes. Obs. A Bíblia não cita especificamente a morte de Caim, mas entende-se que seu assassino tenha sido seu próprio tatataraneto Lameque, pois ele diz no vesículo 24 do capitulo 4: “Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete”.