Existe uma passagem no livro de Gênesis que gera muita discussão, em certa ocasião, Noé após o dilúvio, começou a lavrar a terra, plantou uvas e as colheu fazendo um vinho. Nos primórdios dos tempos o vinho é apreciado como bebida, que embriaga e vicia; o cultivo primitivo da uva e seu refinamento para produzir o vinho fermentado, é bastante antigo; visto que o procedimento para torná-lo alcoólico só surgiu depois de centenas de anos. Porem, o vinho fermentado também embriagava, e Noé se embriagou com ele, (Genesis 9;21) e de tal forma que se desinibiu a ponto de se despir dentro de sua tenda.
A questão aqui destacada não é a embriaguês de Noé, e sim as conseqüências da atitude de seu filho Cão, que segundo as escrituras viu o pai nu e contou aos irmãos, Sem e Jafé, causando o furor de seu pai. Sabemos que ver a nudez de sua mãe, pai, ou irmã, era pecado grave neste período da história (Veja Levítico 20;19) A bíblia fala de nudez significava “ver a sua vergonha” ou “envergonhar grandemente alguém”; isso só é considerado pecado grave somente pelo fato de ser alguém de sua família. Entretanto, existe outra tradução da Bíblia que conota sexualmente esse ato, dando a entender que a tradução foi mal feita.
Existe uma vertente Teológica que afirma que “ver a nudez” seria o mesmo que se aproveitar sexualmente de alguém, ou considerar o ato como ato sexual, mesmo sem toque. Ou seja, uma pessoa que foi vista nua por alguém, mesmo não tendo tocado a pessoa, mesmo que seja acidental, é considerado como algo erótico, portanto ato sexual. Essa mesma vertente afirma que o filho de Noé, Cão, foi amaldiçoado não só por que viu o pai nu, e sim por que sentir atração física pelo próprio pai, e o abusou enquanto estava desacordado. Essa mesma teoria é justificada pelo fato de Canaã, que foi uma cidade levantada pelo filho de Cã, ser uma cidade de pecado, de idolatria, de sacrifícios de crianças, de violência, e de perversão. (Êxodo 23:23-33)
Porem isso é apenas uma teoria, não existe texto Bíblico que comprove o ato sexual entre os dois.
Obs.: Canaã de inicio foi chamada “terra de Israel”, porem por tamanhos pecados, os moradores foram expulsos. Mas como todas as promessas de Deus são cumpridas, o povo escolhido habitou em Canaã e de lá veio o Salvador como prometido.