Quem não conhece a historia de Adão e Eva? O Homem feito do barro, pelas mãos de Deus para morar no Jardim do Éden; Eva que foi feita da costela de Adão para ser sua companheira, a serpente que os enganou, a expulsão do Jardim do Éden pela desobediência... etc. Todos nós conhecemos este tão singular conto. Mas o que muitos não percebem é que, por ser uma história muito curta e rápida, alguns detalhes passam despercebidos; o que faz muita diferença na história. Muitos se perguntam: “Quantos filhos Adão e Eva tiverem?”, “Eles tiveram filhos no Jardim do Éden?”, “Caim casou-se com sua irmã?”; entre outras perguntas. Então falaremos aqui sobre este casal tão misterioso e sua prole controversa.
População Mundial = 00000001?
Antes de falarmos sobre os “supostos” primeiro homem e primeira mulher do mundo vamos alguns milhares de anos antes da criação do nosso “homem de barro”. A Bíblia fala que Deus criou o mundo em 6 (seis) dias, e descansou no dia 7 (sete); porem sabemos, que um dia para um humano, não corresponde com o mesmo tempo de um dia para Deus. Explico: Em II Pedro 3:8 diz: ”Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. Com isso entendemos que o que foi para Deus seis dias, para nós passou sei mil anos de criação, onde Deus por ultimo descansou mil anos. Sabemos também, que entre no sexto dia (Divino) Deus criou o “homem”, Observe o Versículo em Gênesis 1:26-28: E disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem á sua imagem: á imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhe disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra. Em nenhum momento vimos o nome “Adão” sendo citado nos versículos a cima, nem de Eva, e nem de nenhum outra pessoa que a Bíblia cita nos primórdios e, portanto, entendemos que assim, Deus criou o homem, assim como criou todas as outras maravilhas do mundo, dizendo “HAJA” e houve. Em Gênesis 2:7 diz: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Este ato de Deus é feito logo após o Sétimo dia (onde Deus descansou), ou seja, já havia sido “criado” o homem á dois dias (divinos), por tanto, quando Adão foi “Formado”, já havia homens e mulheres no mundo, há dois mil anos.
Obs. Perceba que Deus “criou” o homem, e “formou” Adão; identificando ações diferentes, que comprovam a separação dos dois atos. Quando Deus “Cria” algo ou alguém, ele diz “HAJA” e o que Ele quer acontece, e quando Deus “Forma” algo ou alguém, Ele impõe suas mãos, e faz de uma maneira semelhantemente humana.
Os Dois expulsos
A Bíblia não fala de família expulsa do Jardim do Éden, e sim só de Adão e sua mulher, mas observe o Versículo a seguir: Gênesis 3:16 “E á mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição, com dor darás á luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Entendemos que a partir daquele momento Eva teria dor em seus partos, como castigo pela desobediência, ou seja, até aquele momento ele tinha filhos e não sentia dor em seu parto. Com isso entendemos que, provavelmente Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, mas a Bíblia não os cita nem sendo expulsos, nem permanecendo no Jardim.
O Primogênito de Eva
O que você entende com seguinte versículo: “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu á luz a Caim, e disse: alcei do SENHOR um homem.” Gênesis 4:1. Percebemos que Eva ressalta um acontecimento, mas usa o verbo “alcancei” como se ela buscasse ter um filho homem. Entenda que ela não diz simplesmente, “alcancei um filho” ou “dei á luz um homem” ela diz “Com a ajuda de Deus, o SENHOR, dei a luz a um filho homem” (Bíblia em Linguagem Contemporânea NTHL 2000), ou seja, até aquele momento ela não tinha concebido um filho homem, apenas filhas mulheres. O que alimenta a teoria de Caim tenha conhecido uma de suas irmãs quando se exilou no deserto, após matar seu irmão Abel. No entanto, essa teoria é falha, pois a Bíblia condena tais casamentos incestuosos: Levítico 18:6-9 - “Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR. Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. A que tudo indica Caim casou-se com uma mulher desconhecida que não era de sua família, mas, da primeira criação do homem no sexto dia.