Classificação: Deuterocanônico/Apócrifo
Os livros Deuterocanônicos são escritos (7 livros) que foram descobertos paralelamente com os escritos Bíblicos conhecidos (os 66 livros), embora no Catolicismo eles são estudados como livros oficiais, em outras religiões eles não são considerados legítimos, por não serem supostamente inspirados.
Sabemos que a Bíblia mais comum possui 66 livros; e essa compilação de 7 livros e algumas passagens é um pouco mais difícil de serem encontradas. Estudaremos aqui um pouco destes livros que muitas pessoas apreciam apenas como histórias fictícias, e outras aplicam em sua vida valores ali apontados.
Falaremos hoje de um livro chamado de Tobias. Este livro foi encontrado entre o s manuscritos do mar morto e conta uma história que supostamente ocorreu no ano de 200 a.C. (Embora seja difícil enquadrar tais acontecimentos do livro nesta época) entre duas famílias judaicas que residem em cidades vizinhas (Nínive e Ecbátana)
História
Tudo começa com um homem chamado Tobit (ou Tobite), que além de caridoso é um homem patriota. Conhecido por viver os costumes ensinados por Deus, ele vive debaixo do governo de Alexandre III, que reinava e tentava impor a tradição Helenista (contraria aos ensinamentos de Deus) e ao viver neste ambiente, Tobit luta para manter sua obediência para com Deus, distribuindo esmolas para seus compatriotas pobres, enterrando os mortos que eram jogados ao ar livre, e jejuando em favor do povo. Numa certa ocasião, Tobit ficou até mais tarde na cidade cuidando de seus compatriotas e resolveu dormir na rua ao lado de um muro, e durante a noite esterco quente de andorinhas, cai sobre seus olhos, o deixando cego. Nesta situação, sem poder ajudar sua família, pediu para seu filho Tobias ir buscar 5 talentos de prata, que havia emprestado para seu amigo Gabael, que morava em Ragés na Média. Tobias concorda com seu pai, e tem a ajuda de um desconhecido, que nada mais era que um anjo chamado Rafael, que se disfarçava de homem chamado Azarias, para ajudar Tobias. Juntos chegaram ao rio Tigre, e quando pararam para lavar os pés, um peixe enorme tentou devorar Tobias. Com instruções de Azarias (Rafael) Tobias captura-o e retira suas entranhas, guardando-as como seu amigo sugeriu. Chegando a Ragés, um homem chamado Raguel os recepcionou e lhes apresentou sua filha Sara que era viúva sete vezes. Gabael explica que Sara era atormentada por um Demônio, chamado Asmodeu que matava seus maridos na noite de núpcias, fazendo com que ela continuasse virgem. O Anjo Rafael, ainda disfarçado, orientou Tobias á se casar com Sara, e na noite de núpcias, queimasse nas brasas o fígado do peixe, para que a fumaça espantasse Asmodeu. Depois de casado, Tobias fez tudo conforme Azarias lhe tinha dito, e tudo ocorreu bem, e Sara se tornou sua esposa. Rafael vai até a casa de Gabael amigo de Tobit e o convida para a festa do casamento, e depois de muitas festas Tobias decide voltar para casa para ver seus pais, levando consigo sua esposa e os talentos de prata. Ao chegar de volta, com instruções de Azarias, Tobias coloca o Fel do peixe nos olhos de seu pai que volta a enxergar curado da cegueira. No final do livro Azarias se apresenta como o Anjo Gabriel e surpreende a todos.
Controvérsias
No Livro de Tobias, existem trechos que contradizem com algumas passagens e mandamentos Bíblicos. Por exemplo: No Capitulo 12:9 o Suposto anjo Rafael diz que “dar esmola livra da morte; ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna” o que diverge com os ensinamentos de Deus que dizem lá no livro de 2 Crônicas 7;14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” e no Livro de João 11:26 onde Jesus diz” e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” Outro ponto a se observar com ligeira contradição é o procedimento que o suposto anjo Rafael diz para Tobias, para queimar o fígado do peixe nas brasas (Veja Tobias 6:19), para que a fumaça espante o demônio. O que se entende ser um ato de feitiçaria, que é condenada por Deus (veja Deuteronômio 18;9-14)
Obs.: Não existe nenhum outro livro na Bíblia que cita o Anjo Rafael, ou Demônio Asmodeu. Há quem diz que um dos três anjos que visitaram Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra, um deles era o anjo Rafael. Existe uma vertente Teológica que deduz que Sara, atormentada pelo demônio, matava seus maridos na noite de núpcias, mas isso nunca foi comprovado. Já outra vertente afirma que o demônio lhe causava uma doença mental que afastava seus maridos.